Uday Hussein, vergonha de Saddan Hussein


Uday Hussein

Dirigente iraquiano, e filho mais velho do presidente Saddam Hussein, nasceu dia 18 de junho de 1965, Uday Saddam Hussein al-Tikriti era formado em Ciàªncias Políticas e Filosofia. Uday controlou os principais meios de comunicação do país, sendo nomeado diretor do canal de televisão iraquiano para a juventude, e que tinha maiores audiàªncias, e do principal jornal do Iraque, o Babel. Também dirigia uma série de jornais menores e uma rádio. Era simultaneamente presidente do sindicato dos jornalistas iraquianos, função que assumiu em 1992.
Em 1996 foi alvo de um atentado, que o deixou paralítico durante vários meses. Acabou por ficar com dificuldades de locomoção, o que teria impedido que fosse apontado como sucessor do pai na presidàªncia do Iraque.
Caiu em desgraça perante o seu pai ao tomar certas atitudes violentas influenciado pelo álcool. Num jantar de homenagem à  primeira dama do Egito, Uday teve um acesso de fàºria e matou um dos provadores de comida. Depois disso Sadam enviou-o para a Suíça, onde esteve quatro meses até regressar por influàªncia da màe. No entanto levava uma vida luxuosa, rodeado de bons e potentes carros, e vivia num palácio com um jardim zoolãogico particular.
A 22 de Julho de 2003, Uday foi morto apãos um ataque desferido pelas forças especiais estadunidenses. Uday e o seu irmão Qusay Hussein foram detectados pelas tropas norte-americanas escondidos em Mosul. Resistiram à  prisão e apãos uma troca de tiros acabaram mortalmente atingidos numa operação que durou seis horas.
Download Leoni – Um Heroi Que Mata

Deixe um comentário